Este artigo é dedicado aos colegas de trabalho que oferecem serviços de psicologia de forma ética. Aos meus pacientes que confiam em meu trabalho e para quem gostaria de buscar um psicólogo, porém não sabe por onde começar.
Obter informações nunca é demais quando pensamos nos avanços tecnológicos. Procure fontes seguras na internet, saiba pesquisar para não vir a ser uma vítima de oportunistas.
O que é uma pessoa oportunista?
De modo geral, aquela pessoa que se aproveita das ocasiões e dos bons momentos para a realização de algo. Aquela pessoa que busca proveito pessoal, aproveitando-se dos outros, sacrificando princípios e normas.
Como identificar oportunistas que usam a Psicologia para se dar bem?
Observem que há muitos anúncios, ofertas e divulgações por aí na internet sobre psicologia. Ofertas de "atendimentos psicológicos", ofertas de terapias milagrosas, ofertas de terapias com resultado em 1 mês, ofertas de cursos com garantias suspeitas e tudo sendo colocado na conta da Psicologia.
Assunto que talvez você se interesse: O que é psicoterapia? Para quem serve? Por que fazer?
Os anúncios que aparecem em minhas redes sociais são ofertas de terapias por pessoas que se passam por psicólogos, ou seja, NÃO são psicólogos. Um grande atentado a saúde emocional e ao trabalho do Psicólogo.
Por exemplo, esses dias apareceu em meu Instagram um anuncio com algo do tipo:
“Você gosta de ouvir as pessoas?”
“Já ouviu falar que você leva jeito para ser psicóloga (o)?”
Então, faça esse curso terapia sei lá o que das contas em 4 dias e atue como psicólogo. Ganhe um certificado de participação.
Ofertas de cursos/palestras de 4 dias com um terapeuta sem a formação em psicologia, aliciando pessoas a comprarem curso com certificado para atuar como psicólogo. O cúmulo do absurdo! Revoltante!
Pessoas oportunistas se promovendo sem pudor e ética às custas de uma profissão séria. Infelizmente está sendo corriqueiro esse tipo de proposta. Eu chamo de malandragem.
Arrisco mencionar que muitos não tem menos do mínimo dos fundamentos teóricos-técnicos-práticos-científicos de você aí psicólogo que está lendo este artigo e lutou para estudar 5 anos, pagar a universidade, se formar e tentar sobreviver da psicologia de maneira digna. Aliás, estamos em constante aprimoramento profissional técnico e prático.
Um alerta para quem está em sofrimento emocional. Pensei, como assim, cadê o CRP? Cadê meus colegas Psicólogos (as), acho que estamos em falta nas orientações sobre esses cuidados que são princípios éticos do Psicólogo.
Terapeutas reconhecidos pelo MEC e NÃO tem graduação em Psicologia, NÃO é Psicólogo. Coachs (treinadores) que NÃO tem graduação em Psicologia, NÃO é Psicólogo.
Logo NÃO podem atuar como psicólogos, nem se passar como um Psicólogo para se autopromover. Eu chamo de exercício ilegal da profissão.
Realmente, há uma banalização da profissão Psicólogo na internet, estão usando o sofrimento emocional alheio na tentativa de se promover, usam promessas ilusórias e contribuem com o desserviço a sociedade. Eu chamo de picaretagem.
Lembre-se que a crítica é sobre o uso indevido da profissão Psicólogo por quem não possui a graduação em Psicologia. Se o “terapeuta de cristais” ou “coaching de emoções” tiver a graduação em Psicologia, creio que estejam cientes de como utilizar estas práticas alheias ao campo da Psicologia, servindo-se do código de ética do Psicólogo.
Assunto que talvez você se interesse: Psicólogo é para Louco? 8 Curiosidades Sobre o Profissional da Psicologia
NÃO há problemas em buscar terapias alternativas, NÃO há problemas em estudar Psicologia sem ser Psicólogo, NÃO há problemas em se basear em textos de Psicologia em sua terapia alternativa. Há problemas quando vendem o serviço de Psicólogo sem ser um Psicólogo. Importante ser honesto com quem vem buscar alguma ajuda independente de você ser psicólogo ou não.
Seria o mesmo se eu como Psicóloga resolvesse receitar medicamentos aos meus pacientes sem formação em medicina, pois o único que pode medicar é o médico. Parece óbvio, porém muitas pessoas que me buscam pedem para eu prescrever algum medicamento. Se eu pensasse em benefícios próprios, poderia abusar da humildade dessas pessoas, porém, eu seria oportunista, visando somente meu lucro, sem ética alguma e criminosa ao prescrever alguma receita medicamentosa.
Não há nada de errado em promover sua terapia alternativa e usar a Psicologia como guia, o errado é se vender como Psicólogo sem possuir graduação em Psicologia.
Como saber se o profissional realmente é psicólogo?
Para estar habilitado a exercer a profissão de psicóloga(o), o profissional deve ser formado em Psicologia e estar com inscrição ativa no Conselho Regional de Psicologia do Estado em que atua. É possível checar se a(o) psicóloga(o) está com registro ativo no Cadastro Nacional de Psicólogas(os). Você pode checar a partir do nome, CPF ou número de registro no Conselho.
O que eu devo fazer:
Acesse o Cadastro Nacional de Psicólogas(os) e verifique se a(o) profissional em questão possui registro ativo para atuar como psicóloga (o).
Observação importante:
Caso a(o) profissional em questão esteja atuando como psicóloga(o), mas não tenha registro ativo no Conselho, é caso de exercício ilegal da profissão, o que é uma contravenção penal, e deve ser reportado aos órgãos competentes, ou pode ser denunciado no próprio Conselho Regional (CRP).
Como saber se o psicólogo está habilitado para atender on-line?
O e-Psi lista as(os) profissionais que estão autorizadas(os) pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos on-line. Se a(o) profissional não estiver listada(o), ela(e) não está autorizada(o) a prestar esse serviço.
O que eu devo fazer:
Acesse o e-Psi Psicólogas Cadastradas e verifique se a(o) profissional em questão possui cadastro ativo para atender on-line(o).
Para finalizar, a utilização de técnicas privativas, por exemplo: testes psicológicos, por profissionais que NÃO têm formação em Psicologia caracteriza exercício ilegal da profissão, passível de denúncia em Delegacia de Polícia.
Profissional da Psicologia é com Psicólogas (os) - Psyque Consultório - Em defesa das psicólogas (os) e usuários (as) dos serviços de Psicologia e Saúde Mental.
Nota: O texto NÃO é sobre comparações entre profissionais, em qualquer profissão é possível encontrar pessoas oportunistas.
O titulo é bastante sensacionalista (perdoem-me) para atrair leitores, não foi por acaso porque se estivesse no titulo "ética ou legislação sobre o profissional psicólogo", não seria interessante. Sinceramente, é maçante ler códigos e leis com termos difíceis.
Um título "estranho" - soberano (Psicologia é somente com Psicólogas), porém, o conteúdo entrega orientações para quem busca um profissional Psicólogo, orientações para cautelas em buscas de atendimentos ou cursos em anúncios sobre psicoterapia, como também a importância da honestidade e clareza com as pessoas que estão a procura de um Psicólogo.
Tenham cautela em suas buscas, procure profissional por indicação de alguém de confiança ou faça suas pesquisas de maneira cautelosa e experimente.
Desejo a todos vocês uma boa escolha!
Psicóloga Renata Gonçalves – CRP 06/122453
Para mais informações: Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o
Comments