Nesse artigo trago uma pequena reflexão, orientação e cuidados tanto dos profissionais quanto para os que buscam essa oferta de serviço de psicologia gratuita.
Vejo muitas ofertas de psicólogo gratuito com anúncios atraentes, como por exemplo, "primeira sessão com psicólogo gratuito", "sessão experimental com psicólogo gratuito", "psicólogo gratuito clique aqui".
Vamos lá, pensem comigo:
A primeira vez que você vai ao restaurante, você pagará o que consumiu;
A primeira consulta com o médico, você pagará pelo atendimento;
A primeira vez no cabeleireiro, você pagará o serviço;
A primeira sessão com o psicólogo, não seria diferente.
Por qual motivo a maioria das pessoas buscam um psicólogo gratuito ou psicólogo com valor social?
Os motivos para essa procura podem ser variados. Embora, quem busca o serviço de psicologia gratuito ou com valor social, provavelmente, pode estar em situação de vulnerabilidade financeira.
Por exemplo: Antes de me formar, um de meus estágios foi com Mulheres em situação de violência, elas não tinham condições financeiras para fazer sua psicoterapia, a maioria alegava que o companheiro não lhe dava o direito de trabalhar ou ter uma renda.
Casos extremamente delicados de violência física, psicológica e matrimonial.
Talvez seja de seu interesse: Cartilha Gratuita - Como Identificar um Relacionamento Abusivo
Outro ponto que podemos pensar são em alguns estereótipos comuns que marcam o profissional da psicologia: os psicólogos são bondosos, aqueles que ajudam as pessoas ou aqueles que fazem trabalhos por caridade, tais pensamentos podem contribuir com a procura por serviços gratuitos.
Importante ter cuidado ao buscar psicólogo gratuito ou de baixo custo quando essas ofertas possuem somente a intenção de captar pacientes, isso pode gerar um problemão.
A falta de investimento do psicólogo em estudos, supervisão de seus casos clínicos, sua própria análise/psicoterapia, recursos materiais etc., pode afetar o tratamento do paciente de maneira negativa. Ou seja, o psicólogo precisa investir para obter retorno financeiro e até para poder oferecer algum projeto social.
Não é possível auxiliar alguém sem investir nas ferramentas necessárias que sustentam um trabalho de qualidade.
O recém formado deve estar desanimado com esse texto, mas se for de seu interesse viver da clínica de psicologia, é possível iniciar em um trabalho que te mantenha financeiramente e separar alguns horários para atender seus pacientes. Ou se você tem apoio para esse inicio aproveite investir seu tempo em produzir conteúdos.
Psicóloga (o) recém formado que está precisando de alguma mentoria sobre início da clínica entre em contato comigo Psicóloga Renata, será um enorme prazer fazer trocas profissionais.
Existem instituições que oferecem atendimento gratuito como, por exemplo, as universidades com a Clínica Escola de Psicologia, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade Básica de Saúde (UBS) etc.
Na clínica escola o estudante precisa começar a atender para colocar em práticas alguns conhecimentos. A pessoa que busca um psicólogo pode usufruir do atendimento desse estudante sem custo financeiro, pois o aluno tem suporte para os atendimentos com os professores-supervisores, possui local seguro para atendimento presencial, possui materiais de fácil acesso na biblioteca da faculdade etc.
Talvez seja de seu interesse essa sugestão de atendimento gratuito: Mackenzie - Clínica Escola de Psicologia
De modo geral, quando o psicólogo se forma e pretende começar sua jornada clínica ele terá que investir financeiramente em um supervisor para lhe auxiliar nos caos clínicos, terá custos com a clínica (aluguel, IPTU, água, luz, internet, etc.) e custos com cursos ou materiais de estudos, entre outras coisas.
No inicio é difícil oferecer serviços gratuitos ou com custo acessível.
A oferta de serviços gratuitos de psicologia podem ocorrer quando o psicólogo conseguir estabilidade em sua clínica.
Não oferto sessão gratuita porque na primeira sessão estarei trabalhando.
O que consigo oferecer diante desse cenário é abrir espaço para negociações no caso a caso. Isso só foi possível quando a clínica estava caminhando e há certa quantidade de pacientes pagantes do investimento total das sessões.
Dessa forma, os pacientes que pagam o valor total e os que não possuem condições por alguma questão terão a mesma qualidade de serviço.
Estamos falando de saúde mental: cuidados ao buscar psicólogo gratuito e isso é muito sério, não vejo problema em oferecer o atendimento psicológico gratuito, desde que o psicólogo esteja ciente da seriedade dessas ofertas.
Porque o preço de sessão entre os psicólogos variam?
Normalmente o psicólogo se baseia na tabela de honorários fornecida pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), cada profissional sabe fazer o calculo de lucros, custos fixos e variáveis de sua clínica e, obter um preço de sessão.
Procuro não justificar o custo do serviço de psicologia que ofereço por saber o valor do meu trabalho.
Aliás, o McDonald’s não justifica o preço do lanche, o Boticário não justifica o preço do perfume, o médico não justifica o preço da consulta. Então, por que seria diferente com o psicólogo?
Conheça o Projeto Social Psyque: Mulheres e Enfrentamento às Violências
Comments